Sejam Vem Vindos!


Nossa loja virtual
www.multfantasias.com.br

email: multkoisas@multkoisas.com.br

Fone(11) 2427-0548 / Watzap (11) 99563-0378


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Se preparando para o Carnaval

Com a chegada do Carnaval, muita gente já se prepara para a maratona dos quatro dias de folia. Nesse período, é importante pensar nos cuidados de que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do Carnaval. 

Muitos foliões são pessoas sedentárias, que passam boa parte do ano sem nenhuma prática de atividade física. Para esses, os cuidados devem ser redobrados, pois o corpo não está preparado para esforços físicos mais intensos, o que pode gerar problemas ao organismo. Seguem abaixo algumas dicas importantes para quem pretende cair na folia neste Carnaval.

Lembrar que o Carnaval coincide, normalmente, com o verão. Sendo assim, a chance de desidratação é maior, principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, que geram, sozinhas, uma perda de água considerável para o organismo. Portanto, muita água, suco de frutas, água de coco e outros líquidos em geral durante o Carnaval (no mínimo, 2 litros ao dia).

Nesse período, nada de feijoada, leitoa assada, canjiquinha e outros pratos tradicionalmente ricos em gordura. Para os foliões, o melhor é trocar os pratos gordurosos pelas massas, como a macarronada, lasanha, pizza, arroz, angu, pães e assados à base de farinha de trigo. As massas em geral são fonte de energia facilmente disponível para o gasto energético maior gerado pela folia, ao contrário das gorduras, as quais demoram muito mais a serem consumidas e se acumulam no organismo com mais facilidade. Cuidado apenas com os molhos à base de creme de leite e maionese e com os recheios à base de embutidos e queijo amarelo. É hora de dar preferência aos molhos de tomate e recheios de carne magra e queijo branco.
 
Abuse das saladas durante o Carnaval, procurando ingerir uma grande variedade de legumes e verduras, principalmente crus. Esses alimentos, além de fornecerem importantes nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração. As frutas podem ser utilizadas para o mesmo fim, embora contenham mais açúcar.

A alimentação nesse período deve ser, predominantemente, à base de massas, carnes magras e saladas, sempre com todos os alimentos preparados com pouca gordura e sem exagerar no sal e nos temperos em geral. Não esquecer, porém, da importância dos laticínios (leite e derivados), que devem ser desnatados ou semidesnatados. Consumir laticínios 2 a 3 vezes ao dia, hábito que deve ser mantido independente do Carnaval.

O mais importante é não esquecer de manter, no mínimo, as 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo-se até incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Qualquer tipo de atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode trazer danos ao organismo. Respeitar os horários das refeições ou, em caso de horários diferenciados, manter um intervalo máximo de 4 a 5 horas entre uma refeição e outra, é fundamental para garantir que o corpo suporte o desgaste físico sem sofrer danos, tais como: desidratação, fadiga, estresse, perda de massa muscular, queda da resistência imunológica etc. 

Em resumo, é mais saudável comer quantidades menores de alimentos em cada refeição, mas fazendo um número maior de refeições diárias, do que fazer uma ou duas refeições com grande quantidade de alimentos.


Agora que os cuidados com a saúde e o corpo já estão prontos, só falta a fantasia e cair na folia!



www.multkoisas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário